30 de set. de 2008

LUTA X RENOVAÇÃO O QUE QUEREMOS INDICA PARA ONDE VAMOS



NOS DIAS 24 E 25 DO MÊS DE SETEMBRO DE 2008 A FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRESENCIOU A DEMOCRACIA ACONTECENDO DE FORMA PLENA NOS CORREDORES DESTE PRÉDIO, QUANDO UM GRUPO DE ESTUDANTES QUE FORMARAM UMA CHAPA POR SENTIR A NECESSIDADE DE TORNAR MAIS LIVRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL A PARTIR DE SUA BASE. ISSO FAVORECEU E PROVOCOU NOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA A OPORTUNIDADE DE PENSAR, ESCOLHER E VERIFICAR PROPOSTAS COMO “A CONSTRUÇÃO DE UM D.A MAIS PARTICIPATIVO E TRANSPARENTE” E “INTERMEDIAÇÃO D.A/FACED ENTRE OS CAMPOS DE ESTÁGIO E OS ESTUDANTES DO NOSSO CURSO, ENTRE OUTRAS PROPOSTAS” PODENDO COMPARAR ASSIM AS DUAS CHAPAS . FOI ATRAVÉS DOS DEBATES OCORRIDOS NO PÁTIO E NO AUDITÓRIO DA FACED QUE PUDEMOS VIVENCIAR CONCEITOS ESTUDADOS EM SALA, COMO DEMOCRACIA E POLÍTICA. A POLÍTICA ACONTECE COM ARGUMENTOS E CONTRA ARGUMENTOS E FOI ISSO QUE VIMOS, UMA CAMPANHA COM PERSPECTIVAS FUNDAMENTAIS, COM LUTAS SEM OFENSAS E UMA PREOCUPAÇÃO DE ENVOLVER TODOS OS ALUNOS NA DISCUSSÃO DAS PROPOSTAS E AÇÕES DA LUTA, UMA VEZ QUE “O QUE A TODOS CONCERNE POR TODOS DEVE SER DECIDIDO”. 
AO MESMO TEMPO QUE DOIS GRUPOS ESTÃO FAZENDO CAMPANHA, ESTÃO TAMBÉM FAZENDO HISTÓRIA POR QUE HISTÓRIA SE FAZ COM AÇÃO. ESTA AÇÃO CARACTERIZA-SE POR QUERER SER CONJUNTA, COMPARTILHADA, DIALÓGICA, DIALÉTICA E CONFRONTADORA. ISTO PROVA QUE AINDA EXISTE ESTUDANTES PREOCUPADOS EM REVOLUCIONAR DA MANEIRA CORRETA,OU SEJA, EM TRANSFORMAR O QUE NOS PARECE MUITAS VEZES SEM JEITO QUE É A EDUCAÇÃO. 
ESTA DINÂMICA DE ARGUMENTAÇÃO DEVEM NOS FAZER PENSAR NO QUE QUEREMOS REALMENTE PRA O NOSSO CURSO, PRA O NOSSO CURRÍCULO E PARA NOSSA FORMAÇÃO COMO PEDAGOGOS MILITANTES.TODOS QUE ASSISTIMOS ESTE MOVIMENTO SOMOS SUJEITOS HISTÓRICOS, NÃO PODENDO PORTANTO NOS OMITIR, POIS NOS OMITIR REPRESENTARIA UMA AÇÃO COVARDE E DESINTERESSADA QUE AFETA A NÓS MESMOS. ANALISEMOS CRITERIOSAMENTE TODAS AS PROPOSTAS, POIS ESTÁ CLARO QUE QUEM ESTA PROMETENDO MUDANÇA JÁ ESTÁ AGINDO, FAZENDO-A ACONTECER. 
INDEPENDENTE DE QUEM SAIA VENCEDOR NO FINAL A MAIOR VITÓRIA JÁ SE CONCRETIZOU, QUAL SEJA, DAR MARGEM A CIDADANIA, HISTÓRIA, AÇÃO, REVOLUÇÃO, POLÍTICA, DEMOCRACIA,ÉTICA, DIÁLOGO, LUTA, LIBERDADE E CHANCE DE MUDANÇA.
CAROLINA DE MELO E MARCOS LIMA
GRADUANDOS EM PEDAGOGIA PELA FACED – UFBA


Vamos brincar?

17 de set. de 2008

Brincadeirinha


brincadeirinha

13 de set. de 2008

SER ATOR?

Ser ator.
O que é ser ator?

Ator: o que pratica a arte dramática; comediante.
Ser ator é está no palco, mostrar a cara e fazer o povo rir.
FAZ-ME RIR

Não é fácil, sei disso, mas temos que lhes dizer: ator não é ter um rostinho bonito, uma boa voz, um bom patrocínio, ser aluno da Ufba, elitista, é muito mais que isso.
Quantas e quantas cenas, (cenas de teatro), horripilantes vemos?
E o pior é que não é culpa do texto ou do diretor, e sim, do tal ator. (risos)
O texto é um texto... Mas o ator, verdadeiro ator, aceita ou não o texto, o que vai depender de sua personalidade artística, se é que existe alguma. Pois bem, o diretor dirige, e daí? Ele não se expõe, não mostra a cara, e um dia irão esquecer seu nome, mas você... É você! Que se diz ator, mostra a cara é vaiado e otário, podem até lhe aplaudir, mas mudou alguma coisa?
Isso mim cansa!
Fico enfadada quando vou prestigiar uma peça e vejo uma M... Para não falar merda, já que merda é coisa boa/ sorte. Tudo bem?

Chega de ladainha e vamos ao que nos interessa.

Ator. Ou melhor, Ser ator.

Quando um ser, decide atuar ele deve ter a obrigação de pesquisar.
O que é isso!?
Como!?
Vocês não sabem!?
Assim fica difícil o diálogo. Por favor, ande com um dicionário.
Voltando ao assunto, pesquisar nada mais seria do que investigar pistas, se assim posso dizer, do que o texto, o autor do texto, pretende passar, o que ele gostaria de dizer com o texto ao escreve-lo. Não se engane, todo texto tem um objetivo, mesmo que seja um besteirol querendo fazer meia dúzia, ou uma dúzia e meia, de babacas rirem e achar que teatro é isso.
Sei que não é fácil, mas costumam acha que teatro é só alegria.
Quando o ator não vai atrás do seu personagem ele fica perdido em cena e a peça não fica orgânica, enfim, não passará nada, além de tédio, para quem conhece arte e, talvez, risada para os leigos.
Quando digo: investigar pistas. Refiro-me ao fato de não ficar apenas a mercê do diretor, e sim andar, labutar, decidir o que de fato será ou não transmitido à platéia, pois a cara é sua, meus caros (as) irmãos e irmãs.
Tenho a certeza de que a platéia já está cansada de tanta baboseira.
Agora vos suplico, parem e pensem. Se, é que pensam.
Será que o texto quer dizer algo que você como ator gostaria de ouvir?
Será que o diretor não quer lhe expor?

Será que o significado de ator é simplesmente atuar?

Do que adianta cinco, ou mais peças nas costas, se nenhuma mudou o pensamento de uma pessoa?

Não quero que sejam revolucionários e nem revolucionárias, apenas peço que mudem a cara e a mente dessa sociedade elitista, machista, racista, homofóbica e hipócrita.

Agradeço.




UM PEQUENO TESTE

UM EXERCÍCIO, QUE DE ALGUMA FORMA FOI APROVADO PELO PROF/ MENANDRO.